26 de out. de 2010

DITADURA E ANISTIA: História e Ficção
Lançamento de Livros e Mesa Redonda

Em 29 de setembro, a HEXIS Editora participou da produção do lançamento de quarto livros, aqui no Rio de Janeiro, são livros que versam sobre a história recente do país. Seja pela via do depoimento, da análise política e histórica ou pela via literária temos importantes colaborações para a construção de uma memória dos acontecimentos a partir da ditadura militar implantada em 1964 no Brasil e também no Chile em 1973.


Apesar da afinidade temática, tratam-se de livros muito diversos. Com a Anistia ontem e hoje de Roberto Ribeiro Martins, temos um livro que se tornou uma referência acadêmica no assunto e que, escrito no final da década de 70, encontra uma atualidade espantosa nessa sua 3ª edição, revista e ampliada, em face do debate que se reacendeu sobre a anistia de 79, agora com um posfácio que atualiza a história, e o prefácio do Dr. Hélio Bicudo.  Já em Glória partida ao meio, de Paulo Ribeiro Martins, temos um romance onde a ditadura e a militância de resistência formam um cenário para uma bela e conturbada história de amor. O Estádio era mais alegre, de Nilton Bahlis dos Santos, faz um depoimento dos horrores acontecidos no Estádio Nacional do Chile, mostrando como, mesmo diante das maiores barbaridades, o ser humano consegue afirmar a sua dignidade. E, em  A Grande Partida: Anos de Chumbo, de Francisco Soriano, temos um depoimento que através de documentos e relatos faz uma reconstrução da história das lutas e da tirania da época ditatorial.

Este evento também foi para homenagear o Grupo Tortura Nunca Mais do Rio de Janeiro que completou 25 anos de fundação, atuando intensamente no campo dos Direitos Humanos.

Houve na ocasião uma mesa redonda que contou com a presença dos quatro autores, a participação da professora de história da UFRJ Jessie Jane, Vitória Grabois representado o GTMN-RJ, e Marcelo Chalréo da OAB-RJ.






[Os livros estão à venda nos postos de venda da Hexis, ou na própria editora.]

Nenhum comentário:

Postar um comentário